Hoje acordamos tranquilos, sem muita pressa pois a noite todos desmaiamos de cansados! Fizemos um rápido passeio na cidade para conhecer melhor de dia, comemos aquela empanada famosa argentina e vamos embora! Vale comentar que ficamos em uma pousada muito aconchegante ” lá Posta” , as motos ficaram estacionadas na porta do nosso quarto!
Primeira coisa ….abastecer para iniciar o passeio, já começamos com um visual fantástico! Subimos as montanhas ate 4.778 metros acima do nível do mar! Imaginem que no Brasil a montanha mais alta tem apenas 3.100m o pico da neblina que fica em Roraima! A sensação e de total falta de ar, não se pode correr ou fazer exercícios rápidos, pois falta ar! O visual e deslumbrante, montanhas bem desenhadas, parece que foram esculpidas por um artista!
As motos passaram a economizar mais pois com o ar tão puro altera a economia, lá em cima o frio era de 8C também com sensação de menos!
As curvas era bem fechadas , para quem conhece a serra do Rio do Rastro em SC posso dizer que pode se contar 5 serras daquela juntas!! Tiramos muitas fotos e filmagens.
Depois quando começamos a descer chegamos a uma reserva gigantesca de sal, muito interessante pela área toda branca, inclusive entramos com as motos para dar umas voltas uma vez que o solo e bem estável, experiência única!
Continuando a viagem, resolvemos sair da única estrada que corta o deserto e fazer um off Road para tirar algumas fotografias de cactos gigantes que podia se avistar de longe por serem tão grandes. Acredito que tiramos as fotos mais lindas ate agora. Aproveitamos para obter algumas dicas para pilotar em terrenos difíceis, o Clovis tem muita experiência em trilhas. Esta viagem acabei não tendo preocupação alguma com pilotagem, pois o Ricardo já e um profissional em viagens pela América do Sul pois já fez estes trajetos diversas vezes, tem toda uma organização para que tudo saia conforme o plano de viagem. Viajar de motocicleta por distancias longas deve se ter muita disciplina para dar tudo certo. Depois para voltarmos para estrada principal havia uma rampa de pedras bem soltas, eu e Ricardo pedimos ao Clovis para tirar nossas motos daquela rampa pois estava bem difícil e exigia mais experiência em terrenos soltos como aquele. Na duvida, contrate um profissional!!
Dando continuidade, mais estrada pela frente, neste dia almoçamos barrinhas de cereal pois o lanche ocorreu as 5hs da tarde quando passamos pela imigração de saída da Argentina, uma aduana que fica no meio do deserto mas bem demorada para fazer o tramite. Deste ponto ficamos andando mais 100km antes da aduana Chilena, no percurso nos deparamos com uma imagem que lembrava o planeta Marte com solo diferente e algumas formações rochosas esparsas, onde imediatamente decidimos fazer mais off Road para treinar e aproveitar o Clovis com sua habilidade. Andamos pelo deserto já mais seguros com as novas dicas, subimos ate alguns pequenos morros para dar mais emoção! Ainda bem que ninguém caiu, mas valeu a brincadeira, pareciam 3 crianças com seus brinquedinhos! Desta vez já conseguimos cada um tirar suas motos de volta para estrada nos sentindo pilotos de off Road de verdade! Valeu tio Clovis!,!
Mais estrada pela frente, ate chegarmos na Aduana Chilena já na cidade de destino SAN PEDRO DE ATACAMA! Linda pequena cidade, também nos mesmos moldes de Pumamarca, lembrei bastante da minha filha mais velha Gilmara(23) ela iria adorar esta região, aqui 60% e pessoal jovem viajando para conhecer esta região maravilhosa com suas mochilas nas costas.
Chegamos no hotel, digo pousada, já de noite, a primeira coisa a fazer antes mesmo de descarregar as motos foi tomar aquela cerveja gelada!! A pousada “don Raul” ja era conhecida do Ricardo, preço bom pelo conforto que eles oferecem.
Jantamos no restaurante “Adobe” tipo bistrô , comida bem elaborada, ambiente gostoso com uma lareira a céu aberto.
Após a janta fomos caminhar pelas poucas ruas da cidade para conhecer, me chamou muito atenção ao olhar para o céu!! As estrelas bem mais claras, pareciam mais próximas do que nunca!!
Acabei descobrindo que aqui neste ponto do planeta e o melhor local para estudar as estrelas e planetas, aqui existem planetários americanos , europeus e outros para estudos e pesquisas geoespaciais. O clima árido faz com que o céu se torne o mais nítido do mundo! O terreno e o mais parecido com o terreno da lua, por isto também fazem testes com robôs e equipamentos antes de fazer viagens espaciais.
Mais uma noite que dormimos muito bem!
Começamos com um bom café da manha na pousada antes de começar mais um dia de aventura. Desta vez vamos deixar nossas coisas no hotel, inclusive retirar os bauletos para ficar bem leves.
Abastecemos as motos e seguimos em direção aos lagos do deserto, trajeto tranquilo e bastante estrada de chão batido, alguns com areia solta o que para nos e uma diversão para fazer um rally!
Hoje a quilometragem não deve passar de 300km durante todo o dia. Após algumas horas chegamos ao famoso lago MISCANTI, de aguas azuis, um cenário único, encontramos muitos turistas holandeses, inclusive uma guia que já morou no Brasil e fala português perfeito, aproveitamos para entrevista lá para colocar no nosso filme.
A lagoa e um tipo de agua do gelo derretido, haviam duas muito grande onde uma abastecia a outra.
Conhecemos também a historia dos animais típicos desta região do Atacama que são os 4 camelideos, quais sejam: , lhama, alpaca, guampaço e a vicunha dentre estes vale comentar que os realmente originais são o guanaco que a muitos anos atrás fizeram uma cruza e originou a lhama e depois a vicunha que com a cruza gerou a alpaca. Apenas um rápido comentário, a vicunha vive demarcando território lutando por agua exatamente como o leão e o macho predominante cuida de suas gêmeas. Quando aparece perigo o macho levanda sua pequena cauda e suas orelhas assim e fácil observar o macho entre o grupo.
Após muitas fotos e algumas filmagens de nossa pilotagem iniciamos o retorno com uma parada para almoço na cidade de SOCAIRE, almoço típico da região, prato ja pronto, uma sopa que lembra um minestrone e um prato com carne.
Outra parada que foi preciosa e marcou bastante foi o VALE DE LA LUNA, ou seja , o Vale da Lua, recebeu este nome com todo merecimento pois e um parque nacional onde tem o cenário mais próximo ao terreno da lua, realmente impressionante. La conhecemos um casal de ingleses( from LEEDS em UK) fazendo uma volta pela América do Sul com seu Land Rover Defender!
Já final da tarde retornamos a San Pedro do Atacama, alias quando digo cidade pode dar a impressão de sinaleiros , prédios etc……..aqui não e o caso pois se aproxima mais como se fosse um vilarejo, sem asfaltos, sem sinaleiros, uma praça e 196 pousadas e vários restaurantes, enfim, tem para todo o gostos!!
Ainda deu tempo de conhecer a feirinha local e comprar mais folhas de coca, e algumas lembrancinhas, lembrando que de motocicleta não da para comprar quase nada! Paramos em uma mercearia para comprar cerveja pois e bem mais barata do que em quer bar, a senhora me deu um recibo dizendo que era o imposto, eu com meu senso de humor comentei que o governo e sempre sócio dos negócios, imediatamente ela me respondeu…….pagamos impostos e somos muito felizes com o retorno que o governo nos propicia!! E mole? Aqui também não pode tomar bebidas alcoólicas nas ruas e nem abrir dentro da mercearia, não precisa nem dizer que por não saber o Clovis abriu uma e escutamos um sermão!
A noite comemos um ceviche e fomos bem cedo para cama pois no dia seguinte iremos a um passeio dos gêiseres, contratamos uma agente de turismo que nos apanharão as 4hs no hotel!
Por hoje e só pessoal!
Acordamos 3.45hs, e as 4 chegou o micro ônibus para nos apanhar. A guia deu as dicas iniciais que são muito importantes, como a subida e de 4200 metros acima do nível do mar beber nos próximos 50km ao menos 500ml de agua para ajudar na oxigenação do sangue bem como mascar algumas folhas de coca para evitar dor de cabeça pela pressão atmosférica. No meio da subida da montanha o Clovis nao aguentou e pediu para parar para xixi!!! Segundo consta este foi fato inédito, Clovao fazendo xixi na madrugada em uma montanha do Chile!!
Chegamos ainda escuro no local onde tem os gêiseres, existem poucos no mundo, o maior no parque yellowstone nos EUA, outro na Rússia e depois aqui no Chile. Muito interessante ver como a natureza se comporta por aqui, a agua sai com pressão do solo e bem quente! A temperatura ambiente era de -6C tivemos que usar as jaquetas e luvas de pilotar. La a empresa que contratamos nos ofereceu um café da manha esquentando o leite na agua dos gêiseres. Também havia uma piscina natural com agua bem quente, poucos se arriscaram a encarar um banho, nos ja que viemos ate aqui e claro que entramos na agua sulforosa caliente! O duro foi sair da agua com aquele frio!!
Depois continuamos passando aos pês do vulcão PUTANA observando os flamingos típicos daqui e os gansos com a tipicidade Atacama! Paramos em um povoado para comer carne de lhama no espetinho!
Conhecemos a YAREDA, planta local muito usada para combustão no passado, agora quase em extincao sao protegidas, ela parece um musgo verde e também descobriu se que e um ótimo remédio para diabetes.
Tomamos um cha da erva tchatchacoma que apenas cresce nesta altura acima de 4.000m este com inumeros beneficios para saude e deixa antenado!! Serve tambem para curar o MAL DA PUNA que e uma dor de cabeca em virtude da altura.
Aqui as Lhamas sao tratadas como gado, aslhamas sao marcadas com adornos coloridos na orelha como uma marcação do animal pelo seu proprietário, tem haver também com uma cerimonia pré colombiana que fazem todo ano a mais de 1000 anos.
Voltando para S.Pedro, não resistimos e pegamos as motos de novo para fazer um passeio mais próximo, fomos conhecer uma lagoa salgada muito interessante.
Andamos 25 quilômetros para chegar ate esta lagoa LAGUNA CEJAR, de agua cristalina e muuuuito gelada, mas a experiência de entrar na agua foi única, como a agua e bem salgada fica duro para entrar mas depois de ter coragem para entrar a sensação e de outro mundo pois devido ao sal intenso naquela agua azul límpida e impossível mergulhar o corpo fica boiando. os cabelos ficam duros e a pele quando a agua seca fica branca, vale a pena experimentar!
Finalmente voltamos para o hotel para tirar o sal e descansar pois amanha continua nosso projeto com destino Antofagasta.
Hoje consegui ligar para casa, a Victoria continua se recuperando, agora sabendo que era garganta inflamada, falei com ela e com a Aline foi muito bom saber que esta tudo bem lá em casa, afinal estou a 3000km longe!! A Victoria interessada em saber mais sobre as lhamas, alias tenho que enviar mais fotos e a Aline feliz por eu estar me dezestressando afinal quando voltar o trabalho me espera!
Amanha tem mais……
Apos uma noite bem dormida, vamos em frente! Ontem acabamos tomando algumas cervejas a mais para despedir se de S.Pedro do Atacama, para acordar cedo foi difícil, haja dor de cabeça!
Conhecemos outro motociclista brasileiro que estava voltando do Ushuaia na Argentina – terra del fuego!
Ele desceu desde SP ate o final do mapa e agora estava subindo via carreteira Austral, a qual e ja fiz a 6 anos atrás de volta para casa, estava pilotando uma Triuph modelo novo off Road, já com piloto automático, fez comentários muito bons a respeito deste novo modelo!
Saímos cedo como sempre, as motos já estavam abastecidas e prontas para 500km no mínimo!
Hoje o cansaço físico e maior, os lábios estão queimados das diferenças de temperatura constantes entre muito frio e muito calor. O nariz começa a sangrar em virtude do ar seco, mas mesmo assim, só alegria, a pilotagem e tão prazerosa que não se pensa nestes detalhes.
Rodamos quase 300 km atravessando mais deserto, sem muitas novidades apenas muitas retas ate chegar em CHUQUICAMATA onde esta a MAIOR mina de cobre a céu aberto do mundo! Pudemos ver de longe alguns daqueles caminhões gigantes que sao maiores do que uma casa! Mais uma experiência nova e interessante, conhecer a fonte do cobre, ainda mais que tenho um cliente que importa o cobre e sempre quiz conhecer a fonte. Finalmente hoje chegamos ao outro lado do mapa da America do Sul! Chegamos ao oceano PACIFICO! Que maravilha! La estava o mar azul majestoso nos aguardando para dar boas vindas, foi muito prazeroso poder observar aquela costa bem desenhada!
Chegamos em TOCOPILLA onde almoçamos um prato de pescadito local, restaurante com uma apresentação ruim mas a comida foi boa!
Depois do almoço o sono piorou mas logo passou com o visual da estrada, mais uma parada para um café para despertar onde conhecemos um minerador que trabalhava 7 dias por 7 de descanso, nos explicou como funcionam as minas de cobre na região, que são muitas!
Logo para completar o dia chegamos em ANTOFAGASTA, já fazia tempo que não avistava um prédio , um sinaleiro e muitas pessoas! Fomos primeiramente procurar uma oficina para o Clovis trocar o óleo da sua moto e verificar se a corrente estava esticada suficiente. Ficamos no hotel Íbis, rápida janta e cama, todos muito cansados hoje.