Viagem de moto para Ushuaia 2019

Roger Simas Moto trip

Viagem de moto para Ushuaia 2019

Saída dia 8/2 .
Ponto de partida itapema – Sc.

Pilotos:
Roger Simas bmw 1200;
Ricardo Rauen super tenere 1200;
Clovis fogaça bmw 1200;
Fernando fogaça bmw 1200;

Percorremos 700km na primeira pegada, para amaciar o início da viagem!
Foi tudo tranquilo!
Da turma o único novato é o Fernando que nunca havia viajado de motocicleta mas por enquanto está aguentando bem!
Dormimos na pousada killian na cidade de pântano grande no RS.

Destino hoje atravessar o Uruguay em direção à Argentina!

Sábado saímos de pântano grande no RS, atravessamos a fronteira com o Uruguay .
Rodamos 800km, Não há muito para ver, tirar Fotos, apenas queimar gasolina e gastar pneus!

Cruzamos todo o Uruguai até chegar na Argentina – camping na cidade de GUALEGUAYCHU.
Primeiro camping da viagem!
Cerveja, amendoim e salgadinho, esse foi nosso jantar!
E um bom bate papo !!!
Hoje saída para General Acha!

Domingo saímos de Gualeguaychú bem cedo em direção a general Acha – mais 800km só asfalto e sem muitas paragens para ver!
Em uma de nossas paradas para abastecer o Fernando ainda novato acabou batendo na moto do Ricardo danificando o bauleto dele!

Perdendo 3 horas para fixar e poder continuar a viagem.
Chegamos em general acha com 32C muito calor ainda as 20.30.
Fizemos uma bela macarronada e fomos dormir.
Na madrugada veio um vento forte que mudou a temperatura!

Segunda feira dia 11 saída de general acha com 11C muito frio !!!! Dia lindo para viajar ,80% ainda sem paisagens e nos 20% finais já próximos a Bariloche começou a paisagem deslumbrante !!! Também acabou o asfalto , apenas estrada de chão – ripel !!! Chegamos em Villa trafel . Camping na beira de um lago magnífico!!!! Jantar churrasco de hambúrguer!! Vinho Malbec local ! Mais 800km !

Terça feira dia 12 . Noite foi gelada ! Chegou a 3C. Neste camping proibido música , a noite nenhum barulho ! Nem carros passam por aqui durante a noite ! Acordar com o sol nascendo atrás das montanhas , reflexo na água de um lago gigante – lago Traful – não tem preço !

Rodamos até villa angostura ! Passamos por vários Lagos e em especial o lago Espejo! Mais um dia onde o Fernando tenta melhorar sua pilotagem , curvas , velocidade e atenção! Aos poucos vai improvisando ……..
Ricardo ficou sem gasolina no caminho , o tanque dele tem 10 litros a menos do que a nossa mas foi fácil de resolver indo até um posto 7km na frente e um galão tudo se ajeitou. Como atrasou um pouco,
Almoçamos em vila angostura já próximo a Bariloche. Chegamos final do dia com quase 500km ficando na cidade de Trevellin a 50 km do destino traçado ! Pegamos uma pousada hoje para variar os campings , um chalé para os 4 ! Logo ao chegar já providenciamos carne e cerveja ! Churrasco!!!! Mais um dia de sucesso na Viagem !!!

 

Saída de trevellin 7.30 depois de uma boa noite bem dormida, um café da manhã com ovos fritos e café!
Saída começou com 50 km de puro ripel , pedras soltas e arredondadas , exigia uma certa experiência em pilotagem nestas condições.

Ricardo foi na frente e me esperou após os 50km , eu cheguei logo após.
Esperamos mais de 1 hora já prevendo alguma notícia não muito boa , e assim veio com a chegada do Clovis.
Fernando caiu em baixa velocidade , machucou um pouco o joelho e acabou desistindo de continuar .
Voltou deste ponto logo antes da fronteira com o Chile.
Foi uma pena ele ter deixado de curtir o Chile , acredito que hoje está sendo o cenário mais bonito!
Montanhas com neve , lagoas com água verde / azul .

Uma semelhança incrível com o Canadá ! Passei por essa parte do mundo a 13 anos atrás , pouca coisa mudou , a natureza exuberante continua a mesma !!! Foi um dia cansativo por conta dos atrasos e a estrada mas o cenário fez valer a pena ! Chegamos em Coyhaique 20hs . Hoje sem camping ! Hotel mesmo ! Cama !!!!!

Hotel em que ficamos
https://maps.google.com/maps/search/Hotel%20Los%20%C3%91ires/@-45.568119049072266,-72.06492614746094,17z?hl=pt-BR4

Saímos de Coihaique 8.30 ! Depois de uma semana começou as dores , mas já passa , só acostumar ! Joelho por ficar muito tempo dobrado , câimbra na panturrilha , dor no pescoço …… mas o prazer de estar aqui vale tudo isso e um pouco mais !!! Hoje estrada de ripel apenas , nada de asfalto . Andar no ripel é até tranquilo mas as estradas estão em reforma , então jogaram pedras soltas por cima ainda sem firmeza , difícil pilotar , não da para andar devagar para manter o equilíbrio. A opção é mitar uma reta e acelerar para não cair pois na ciclística a física da uma lição, a roda de traz tracionada mantém a linha reta e direciona a roda da frente , portanto acelerar !! Muita poeira e como sempre visual esplêndido ! Cerro Castilho por exemplo , montanhas em forma de castelo com neve nos picos ! Lagoas verdes !!!!

Ficamos em uma cidade chamada Puerto Tranquilo onde tem uma atração turística bem interessante – as capelas de mármore , uma formação de mármore para visitar de barco , bem interessante , vale a pena ! Jantar com insumos locais , salmão que é original daqui, arroz e uma bela salada de cebolas crua com azeite limão e sal ! A cabana que pegamos tinha a cozinha perfeita para fazer esse jantar !

 

Dia 15 – sexta feira, café da manhã no capricho! Omelette recheado com o Resto do salmão de ontem ( era um peixe de 2.400kg) ! Saída as 8hs para pegarmos mais ripel , até agora o visual mais lindo da viagem
Um lago enorme de cor azulada e a estrada cortando a montanha p acompanhar o visual ! Mereceu diversas paradas para Fotos e vídeos. Chegando na aduana Argentina 13hs na cidade de Chile Chico ! Depois de passar uma manhã toda na estrada de chão,
Almoço um belo bife argentino com Coca Cola gelada , pegamos uma tarde de outro cenário totalmente diferente atravessando de Chile Chico em direção a el calafate. Quase 400km de asfalto mas muito vento , muuuuuuuuuuuuuito vento , capacete querendo sair da cabeça , moto deitada na estrada com vento de lado ….
Para ultrapassar um caminhão tem que reduzir e antes de sair do lado acelerar em marcha reduzida. Atravessando um deserto entre Chile Chico e governador Gregório.

Sábado -16
Noite ouvindo rajadas de ventos nunca visto! As motos ficaram bem abrigadas para não cair ! Hoje café da manhã tapioca com queijo , insumos advindos do Brasil ainda , só compramos o queijo local ! Saída cedo , com bem menos vento! Temperatura 17C

A tocada de sábado foram quase 400km , super vento , tanto que resolvemos parar em Rio gallego para ver se diminuía no próximo dia. Eram 15hs já estávamos alojados em um hotel com garagem para cobrir as motos! Cidade pequena , pouco para fazer , matamos as horas com um jogo de sinuca e depois um cordeiro patagônico com vinho nacional! Vale dizer comentar que a região é conhecida por patagônicas porque a tribo de índios que aqui viviam eram enormes com um pé bem grande , ou seja , pé – patas , patas grandes , patagon – Patagônia!

Domingo – 17
Árvores sem balançar, sem vento , sem c , tudo parece perfeito ! Passamos a aduana para Chile outra vez. 200km até o estreito de Magalhães onde atravessamos com uma balsa para outro lado. No trajeto fo ferry minha moto caiu com o balanço , quando vi já estava no chão , quebrou espelho apenas. Nada de mais . Mais 100km para outra aduana , entramos novamente na Argentina . Mais 300km chegamos finalmente em Ushuaia – terra del fuego !!! Porque o nome Terra del fuego !???? Porque quando os conquistadores passavam pelo Ushuaia observavam muitas fogueiras de varias tribos locais !! Ushuaia é mágica !!

Segunda – 18

Bela noite de sono em uma pousada “ posada fin del mundo” silenciosa , estilo cabana em casa antiga ! Café da manhã bem gostoso ! Fomos fazer um passeio de barco pelas ilhas mais próximas ! ushuaia única cidade argentina que tem glacial , bosque e mar. Ushuaia significa uma Bahia que está voltada a oeste. Estamos a 1000 km da Antártica! Daqui somente de navio para chegar lá com navios quebra gelo . Passeio de 11 dias custa U$5.000. Bahia com 4km de extensão . Aves encontradas somente aqui , Cormoranes imperiales. Canal de begals, que está entre o Chile e a Argentina, nome dado por conta do nome do barco de Darwin. Estamos a 80km do Atlântico e a 100km do Pacífico. Haviam tribos indígenas que viviam nus naquela época !! Comentado pelo nosso guia ! Difícil de acreditar pois o frio é intenso !!! Cada ilha tem sua população de diferentes pássaros e não se misturam . Até o leão marinho fica em uma ilha própria !
Em 1930 afundou um navio aqui na Bahia de begal, com 1500 passageiros que foram todos resgatádos e levados para Ushuaia , na época viviam aqui 200 pessoas apenas , sem nenhuma estrutura , sem acomodações sem comida !!
Voltamos do passeio e fomos de moto mais 20km até o final da estrada para tirar algumas Fotos na placa famosa ! A noite A ideia era camping mas não estava muito bom então mudamos os planos e ficamos em uma cabana de BB bed and breakfast.
Fiz um risoto com carne e vinho nacional !!!
Amanhã promete chuva ! 700km é a meta , mas dependemos dos ventos !

Saída de Ushuaia cedo ! Muita chuva e muito vento durante 400km , passamos pela aduana Argentina e chilena para ingressar de novo ao Chile com direção a torre del paines . Os últimos 200km foram sem chuvas apenas muito muito vento ! Não conseguimos chegar até o destino por conta do vento de 120km/h, nos abrigamos em um vilarejo onde havia apenas uma pousada tipo pensão , sem outra opção ! Ali nos instalamos e abrigamos as motos em uma lanchonete próxima protegida do vento. Villa tehuelche . Compramos uma garrafa de vinho tinto p esquentar , um sanduíche e cama !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *